Categorias
Saúde

Como organizar um evento de corrida? Veja algumas dicas

A corrida é um esporte praticado por muitos e faz muito bem a saúde dos ossos, músculos e do corpo como um todo. A prática de esportes deve ser um incentivo para uma vida saudável e qualquer pessoa pode incentivar outra.

Algumas empresas organizam eventos de corridas para seus colaboradores. Alguns líderes comunitários também organizam eventos de corrida para a população local.

Independente de qual categoria você se encaixa, se você está querendo organizar um evento de corrida, precisa saber alguns aspectos importantes que envolvem um evento desse. Neste artigo, você vai aprender como organizar uma corrida segura e eficaz.

Determine o objetivo do seu evento

A primeira coisa que você deve resolver é quanto ao objetivo do evento. Ninguém inventa de fazer um evento de corrida por fazer, é preciso de uma meta. Qual a sua meta?

Algumas pessoas desejam estimular os relacionamentos dos moradores na região, outros desejam estimular a prática de exercícios físicos e incentivar a vida saudável. Existem vários motivos e você precisa encontrar o seu.  

Providencie equipe médica no local

Para organizar um evento de corrida no seu bairro ou em qualquer outro local, é preciso contar com o apoio de uma equipe médica para primeiros socorros. Nesses eventos esportivos, é comum algum participante se machucar, às vezes, porque pisou de mal jeito.

Independente da situação do participante, a equipe médica vai providenciar que ele tenha o melhor atendimento dentro das primeiras horas e encaminhá-lo para o lugar correto, caso a lesão seja grave.

Mas é necessário que a equipe médica esteja devidamente identificada, as mulheres vestidas com jaleco feminino e os homens com seus jalecos e todos os outros equipamentos necessários, além da ambulância.

Peça autorização e apoio a prefeitura

Para fazer um evento de corrida, especialmente se for no bairro, é necessário da autorização da prefeitura. Afinal de contas, muitas ruas vão precisar ser interditadas para o evento. Além disso, a prefeitura pode apoiar o evento por mandar agentes de trânsito e de segurança para o local.

Veja onde será feito e qual o trajeto

Outro ponto importante é quanto ao trajeto da corrida. Você já imaginou quantos quilômetros o participante terá que fazer no seu evento de corrida?

É preciso definir quais as ruas que serão usadas pelos corredores. Pensar no trajeto com antecedência vai ajudar você a fazer boas escolhas tanto para os participantes, quanto para os moradores, sem atrapalhar na mobilidade pública.  

Analise toda infraestrutura do local

O local precisa ter uma infraestrutura adequada para o evento. Você precisa providenciar o pódio, as medalhas que serão dadas, equipe de som, equipe fotográfica, equipes de segurança, alimentação e bebida, banheiros públicos e também o certificado de participação.

Além disso, também deve ser providenciado as sinalizações da prova. Cada elemento da infraestrutura é importante para o evento.

Crie um regulamento para o evento

Todo evento de corrida precisa ter um regulamento. Não pode ser simplesmente como as pessoas querem. É preciso determinar hora de início, quem pode ou não pode participar, se vai ser cobrado ingresso ou será gratuito, data de inscrição e muito mais. Assim, o evento estará bem organizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.