Engana-se quem pensa que a grama sintética pode ser usada apenas em campos de futebol e decoração de playgrounds, pois se tratando do universo esportivo, seus benefícios são inúmeros.
Muitas pessoas não sabem, mas o gramado sintético tem sido a opção escolhida para diversos tipos de esportes profissionais e os motivos vão desde a durabilidade, até a pouca necessidade de manutenção. Além disso, ainda é possível implantar sistemas de amortecimento e deixar o espaço ainda mais propício para a prática de esportes.
Confira a seguir quais esportes podem ser praticados na grama sintética.
Campo society e uso do gramado sintético
A grama sintética decorativa é produzida para que fique com o aspecto mais natural possível e os atletas que pisam por campos de gramado sintético, independentemente do esporte praticado, podem perceber facilmente a qualidade do material.
A qualidade de um gramado sintético é muito superior, pois possui resistência, flexibilidade e maior durabilidade. Aliás, esses três fatores são cruciais para a prática esportiva, principalmente em esportes de alto impacto, porque garantem o melhor desempenho dos atletas, além de ajudarem a reduzir os casos de lesões.
Esportes que podem ser praticados na grama sintética
Beisebol
O beisebol, normalmente praticado em campos de grama natural nos Estados Unidos, foi trazido ao Brasil por imigrantes por volta de 1890.
No entanto, tanto nos EUA quanto aqui, o esporte ganhou forças e popularizou sua prática em grama sintética.
Futebol
O futebol é, sem dúvidas, uma das maiores paixões do brasileiro e é o primeiro esporte que pensamos quando o assunto é grama sintética.
E assim como outros esportes, essa modalidade vem recebendo ao longo dos anos o suporte da tecnologia, inclusive em relação aos gramados.
Hoje em dia, o futebol jogado em campos de grama sintética atrai a atenção principalmente pela alta performance dos atletas.
Rugby
O Rugby é um esporte coletivo que nasceu na Inglaterra, porém, se popularizou no mundo todo.
Bem como outras modalidades, o Rugby também saiu dos campos de gramado natural para aderir o revestimento sintético.
O fato de a grama sintética ser muito mais resistente fez com que se adaptasse perfeitamente ao esporte.
Tênis
O tênis chegou ao Brasil no fim do século 19, mas se tornou mais famoso no país após o tenista brasileiro Gustavo Kuerten vencer o torneio de Rolland Garros em 2000 e 2001.
É um esporte que também pode ser praticado em diferentes campos, inclusive campos de grama sintética, que garante um jogo de alta qualidade pelo gramado ser totalmente nivelado e não sofrer danos intensos.
Badminton
O badminton é um esporte semelhante ao tênis, porém, neste caso, só as bolas de tênis são substituídas por petecas.
Nesta modalidade os jogadores atuam em quadras menores, revestidas também com o gramado sintético.
Boliche em campos de grama sintética
Estamos muito acostumados com o boliche sendo praticado em piso de madeira sintética, porém pode ocorrer também em grama sintética.